Brincar, sonhar e Aprender: Unidos contra o trabalho Infantil.

AUTORA
Professora: Samara Tais Lakonski
Alunos: 21
5⁰ Ano


Durante o mês de junho, em alusão ao Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, os alunos do 5º ano da Escola Municipal Joanita Ayub Pereira desenvolveram diversas atividades educativas e reflexivas sobre esse importante tema social. O projeto teve como base a videoaula "Trabalho Infantil: como se configuram os mecanismos para combater essa prática", da série Vamos Ler – Geração Digital.

As atividades iniciaram com uma roda de conversa, em que os estudantes compartilharam seus conhecimentos sobre o trabalho infantil, discutindo suas causas, consequências e a importância da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Em seguida, assistiram à videoaula e participaram de uma dinâmica reflexiva, analisando situações reais e hipotéticas para identificar o que caracteriza o trabalho infantil e diferenciar práticas permitidas daquelas que violam os direitos da infância.

Na sequência, realizaram a leitura de trechos adaptados do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), produzindo cartazes educativos com mensagens de conscientização e valorização dos direitos das crianças.

Como culminância, os alunos encenaram a dramatização "O Sonho de João", que evidencia a importância de sonhar, brincar e estudar, direitos que jamais devem ser substituídos pelo trabalho precoce. Posteriormente, a turma estudou o gênero textual teatro e ampliou a dramatização, transformando-a em uma peça teatral.

A apresentação foi realizada para toda a comunidade escolar e, posteriormente, em outra escola do município, ampliando o alcance da mensagem e fortalecendo a conscientização sobre o combate ao trabalho infantil. Diante do excelente envolvimento dos estudantes e da relevância da temática, o projeto terá continuidade com novas apresentações em outras escolas da rede municipal.

As ações desenvolvidas proporcionaram momentos significativos de aprendizagem, reflexão e protagonismo, evidenciando o comprometimento, a criatividade e a dedicação dos alunos. O projeto contribuiu para a formação de cidadãos mais conscientes, críticos e comprometidos com a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.





























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à Escola de Trânsito marca aprendizagem significativa.

Estratégias para vencer a procrastinação.