Estratégias para vencer a procrastinação.
AUTORA
Professora Samara Tais Lakonski, quinto ano
Nos últimos dias, trabalhamos em sala de aula um tema muito presente na vida de todos: a procrastinação. O objetivo foi ajudar os alunos do 5º ano a entender melhor esse hábito e desenvolver estratégias para superá-lo, unindo reflexão, criatividade e prática.
A atividade teve início com uma roda de conversa. Onde os alunos relataram se já haviam deixado algo importante para depois e, como esperado, quase todas as mãos se levantaram. Foram compartilhadas situações do dia a dia, tanto escolares quanto pessoais, em que o famoso “depois eu faço” acabou aparecendo. Esse momento foi fundamental para que todos percebessem que a procrastinação é algo comum, mas que pode ser controlada.
Para ampliar a compreensão, exibimos a videoaula “Vamos Ler e IMM abordam caminhos para vencer a procrastinação”. O conteúdo apresentou de forma clara o que significa procrastinar, quais são as consequências disso e trouxe dicas práticas que podem ser aplicadas no dia a dia para manter o foco e a organização. Os alunos demonstraram grande interesse e fizeram observações pertinentes durante a exibição.
Após o vídeo, passamos para a parte prática: a dinâmica “O Monstro da Procrastinação”. Divididos em grupos, os estudantes criaram personagens que representavam o hábito de adiar tarefas, descrevendo suas características, comportamentos e formas de atrapalhar os estudos. A criatividade foi impressionante — surgiram monstros sonolentos, distraídos, bagunceiros e até engraçados, mas todos com um ponto em comum: impedir que as tarefas fossem cumpridas no momento certo.
Em seguida, cada aluno pensou em uma “arma secreta” para derrotar esse monstro.
Para encerrar, cada estudante recebeu o “Diário Anti-Procrastinação”, no qual registrou uma tarefa que costuma adiar, o motivo para isso e um plano de ação para mudar. Ao final, foi entregue o Certificado de Caçador de Procrastinação a todos, celebrando não apenas a participação, mas a reflexão e o comprometimento que cada um demonstrou.
Essa experiência reforçou que trabalhar temas de forma lúdica e participativa ajuda os alunos a se reconhecerem nos problemas apresentados e, principalmente, a encontrarem soluções que façam sentido para eles. Mais do que aprender sobre procrastinação, a turma percebeu que pequenas mudanças de atitude podem transformar seus resultados, tanto na escola quanto na vida pessoal.
Professora Samara Tais Lakonski, quinto ano
Nos últimos dias, trabalhamos em sala de aula um tema muito presente na vida de todos: a procrastinação. O objetivo foi ajudar os alunos do 5º ano a entender melhor esse hábito e desenvolver estratégias para superá-lo, unindo reflexão, criatividade e prática.
A atividade teve início com uma roda de conversa. Onde os alunos relataram se já haviam deixado algo importante para depois e, como esperado, quase todas as mãos se levantaram. Foram compartilhadas situações do dia a dia, tanto escolares quanto pessoais, em que o famoso “depois eu faço” acabou aparecendo. Esse momento foi fundamental para que todos percebessem que a procrastinação é algo comum, mas que pode ser controlada.
Para ampliar a compreensão, exibimos a videoaula “Vamos Ler e IMM abordam caminhos para vencer a procrastinação”. O conteúdo apresentou de forma clara o que significa procrastinar, quais são as consequências disso e trouxe dicas práticas que podem ser aplicadas no dia a dia para manter o foco e a organização. Os alunos demonstraram grande interesse e fizeram observações pertinentes durante a exibição.
Após o vídeo, passamos para a parte prática: a dinâmica “O Monstro da Procrastinação”. Divididos em grupos, os estudantes criaram personagens que representavam o hábito de adiar tarefas, descrevendo suas características, comportamentos e formas de atrapalhar os estudos. A criatividade foi impressionante — surgiram monstros sonolentos, distraídos, bagunceiros e até engraçados, mas todos com um ponto em comum: impedir que as tarefas fossem cumpridas no momento certo.
Em seguida, cada aluno pensou em uma “arma secreta” para derrotar esse monstro.
Para encerrar, cada estudante recebeu o “Diário Anti-Procrastinação”, no qual registrou uma tarefa que costuma adiar, o motivo para isso e um plano de ação para mudar. Ao final, foi entregue o Certificado de Caçador de Procrastinação a todos, celebrando não apenas a participação, mas a reflexão e o comprometimento que cada um demonstrou.
Essa experiência reforçou que trabalhar temas de forma lúdica e participativa ajuda os alunos a se reconhecerem nos problemas apresentados e, principalmente, a encontrarem soluções que façam sentido para eles. Mais do que aprender sobre procrastinação, a turma percebeu que pequenas mudanças de atitude podem transformar seus resultados, tanto na escola quanto na vida pessoal.
Comentários
Postar um comentário